domingo, 16 de agosto de 2009

O duro discurso de Jesus

Recebi, há alguns dias, mais um pouco do "maná" dos céus, a palavra de Deus revelada. Estava na sede e ouvi com atenção o que o Espírito Santo falou através do Pastor Jayme de Amorim sobre o discurso duro de Jesus.

O que me chamou a atenção foi a constante na pregação do Senhor Jesus. Quando Ele chamou a responsabilidade para si, viu uma grande debandada de discípulos que ficaram horrorizados com o que ouviam. Mas Jesus tentou contornar? Não!

Jesus faria a obra sozinho se fosse necessário, pois com o mandamento de Deus temos de ser diretos e inflexíveis. O que Jesus falou? Falou sobre ter o seu corpo e sangue dado pela expurgação do pecado da humanidade, e aquilo foi demais para a grande parte dos seus discípulos. O que eles pensavam de Jesus? Será que, para eles, o Messias não deveria morrer? Ou Jesus estaria mostrando uma lado frágil da sua personalidade?

Questionamentos como estes ou outros não levam a lugar algum. Mas o que me levou a refletir é: quantos estão "perto", mas ao mesmo tempo "longe"! Os discípulos receberam o poder, viam milagres e já estavam mais do que acostumados a ver as transformações nas vidas das pessoas que seguiam a Jesus. Entretanto, não esperavam o discurso em que Jesus deixou claro que somente n'Ele acharemos vida e fora d'Ele não há chance.

Caso prático: Estamos na Igreja e queremos a bênção. Queremos o milagre, a transformação, mas não queremos ouvir o duro discurso. Jesus falou ao rico que O buscou que vendesse seus bens. Para ele, isso foi o cúmulo! Ele visualizou uma vida simples e temeu. O Deus que ele honrou ao cumprir os mandamentos não seria capaz - creio que no entendimento dele - de lhe dar a segurança de viver em paz. Ou, talvez, pensou naquilo que ele sentiria se, depois de vender suas casas, as observasse sabendo que não poderia mais entrar nem receber delas nenhum proveito.

Aquilo foi demais para ele! Deus não poderia pedir aquilo que, com tanto carinho e dedicação, ele lutou para ter. É o que, muitas vezes, ouvimos de pessoas que querem servir à Deus mas recusam a deixá-Lo guiar seus passos. E, para muitos, o guiar de Deus será deixar a "segurança de Harã" como Abraão fez, e "resistir à sua dona e ao prazer que ela proporcionaria", como José teve de fazer. Imagine o que aquele jovem rapaz, que Jesus amou, poderia fazer nas mãos d'Ele? Creio que um verdadeiro "arrastão" no inferno, roubando almas para o Reino de Deus.

Voltando àqueles discípulos, era demais alguém ser a fonte da vida d'Eles. E eu pergunto: se você confessa que Jesus é o seu Senhor, porque hesitar em renunciar algo que você sente que te atrapalha? O Senhor domina, o Senhor cuida. Jesus não é o Senhor de engenho que tratava os escravos à pão e água. Jesus é o Senhor e formador de nossas vidas que, dominando a nossa mente, pode nos levar aos mais altos refúgios.

Pr. David Soares

Disponível em: http://www.ongrace.com/colunistas/colunista.php?auto=45&id_nome=david

Nenhum comentário:

Postar um comentário